Impressões: Mesma música, dois arranjos diferentes.

Duas épocas distantes na mesma composição. A escolha foi por está peça da década de sessenta interpretada por Flora Purim e Airton Moreira, e a comparamos com uma versão de 2004 da mesma composição. O que mudou? Qual soa melhor?

MUSICA: “Reza” – Edu Lobo/ Rui Guerra Gênero: Bossa Nova

IMPRESSIONES

MUSICA: REZA” – EDU LOBO/ RUI GUERRA GÊNERO: BOSSA NOVA

FLORA PURIM FLORA E MPM ℗ 1964 BMG BRASIL LTDA.

Este arranjo é diferente a todos. Nesta versão Flora Purim e Airton Moreira, mantêm o espírito da Bossa Nova com algumas inovações importantes para aquela época, que até hoje soam contemporâneas. Como por exemplo, na introdução, a alternância de acentuação rítmica forte nas raízes afro-brasileiras. A voz mantêm o estilo da voz falada típico da Bossa Nova.

O improviso da flauta vale muito pela variedade e qualidade na interpretação. Sem dúvida, gosto muito mais deste arranjo. A música cobra um viés diferente em cada parte e por isso não cansa.

Duração:2:22 mn
Tonalidade:Bm
Instrumentação:Percussão, flauta, voz, bateria, piano, baixo
Forma da canção:INTRO – A – B – C – E – C – E – C
Forma do arranjo:INTRO – A – B – C – E – C – E – C – A – B – C – E – C – E – C – C – C –
Detalhamento do arranjo:4 tempos Introdução – 8 compassos: Solo de percussão alternando com valores irregulares até o compasso 4 que entra o piano e a batera A – 8 compassos: letra/voz, continua percussão, piano e bateria, no 5º comp. entra a flauta Improvisando. B – 12 compassos: letra/voz, continua percussão, piano e bateria, no 5º comp. entra a flauta improvisando. C – 4 compassos: letra/voz, continua percussão, baixo e bateria, e o improviso da flauta. E – 4 compassos: letra/voz, continua percussão, baixo e bateria, a flauta para. C – 4 compassos: letra/voz, continua percussão, baixo e bateria, e o improviso da flauta. E – 4 compassos: letra/voz, continua percussão, baixo e bateria, a flauta para. C – 4 compassos + 2 compassos: letra/voz, continua percussão, baixo e bateria, e o improviso da flauta. E repete A – B – e C duas vezes sendo que na segunda repetição canta sobre o 5ºgrau diminuto e fade out.

KARLA SABAH – DRUM´N BOSSA, 2004 INDIE RECORDS

Esta versão de 2004 o ritmo bossa virou um rock, com elementos eletro acústicos. Muito sintetizador misturado com um arranjo bom de sopros. A versão é animada mas, um pouco cansativa e muito espetaculosa, tal vez. E muito diferente comparando com a anterior, e as duas são inovadoras. A primeira com as acentuações rítmicas e a segunda com a utilização de sons eletroacústicos inseridos em uma cenografia ritualístico e folclórica? Nesta segunda versão a voz é pop-rock.

Duração:4:30 min
Tonalidade:Cm
Instrumentação:Sintetizador, teclado, bateria, guitarra, arranjo de sopros,
Forma da canção:INTRO – A – B – C – E – C – E – C
Forma do arranjo:INTRO – C– A – B – C – E – C – E – C – A – B – C – E – C – E – C – volta para a INTRO (x2) e C (x3 improvisa um pouco com a voz e fade out)
Detalhamento do arranjo:4 tempos Introdução8 a 10 compassos: Sons espaciais de sintetizador que fazem referência a melodia da introdução da versão original de Edu Lobo e 4 compassos do refrão (C) A – 8 compassos: Aro da bateria e colchão harmônico no sintetizador, B 12 compassos: continua igual e crescendo a tensão harmônica até entrar a guitarra e todo o combo. Guitarra, bateria, teclados e arranjo de sopros. Pandeiro C – E – C – E – C: com a mesma base instrumental anterior. O arranjo é o mesmo. Repete toda a músicacom a mesma base acrescentando sons eletroacústicos misturados com o arranjo de sopros. Introdução – (duas vezes) 16 /compassos: Melodia da introdução com a voz e mesma base instrumental, acrescentando sons eletroacústicos misturados com o arranjo de sopros. C -: (x3 improvisa um pouco com a voz e fade out) e um improviso no teclado.

Qual arranjo você gostou mais? Por quê? Do que você não gostou? Caso fosse fazer um arranjo para a mesma música, o que você faria diferente?

TECLADOS

Autor: Cecilia Battaglia

Cecilia Battaglia, cursando Mestrado em Arte Educação (IHAC/UFBA), e em Composición Músical y Nuevas Tecnologías (UNIR/ España), Licenciada em Musica, e Técnica em Musica/Piano, Especializada em Psicopedagogia e Arranjo Musical. Formada em Educação Musical e Bacharelado em Canto tem cursos de Composição Musical e Produção Musical (Berklee/EEUU), Monitor de Yoga e Eco-saúde (España), Metodologia Dalcroze e Willems, Técnica Alexander, Eutonia, Fisiologia da voz, Percepção Musical com M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), e outros relacionados à pesquisa e prática músical, Terapias Alternativas e Neurociência (Argentina e Brasil). Cecilia Battaglia, studying a Master's Degree in Artistic Education (IHAC/UFBA), and in Musical Composition and New Technologies (UNIR/ Spain), Bachelor of Music, and Musical/Piano Technique, Specialized in Psychopedagogy and Musical Arrangements. With a degree in Music Education and a Degree in Singing, she has courses in Musical Composition and Musical Production (Berklee/USA), Yoga and Eco-Health Monitor (Spain), Dalcroze and Willems Methodology, Alexander Technique, Eutony, Physiology of the Voice, Musical Perception with M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), and others related to musical research and practice, Alternative Therapies and Neurosciences (Argentina and Brazil). Cecilia Battaglia, cursando Maestría en Educación Artística (IHAC/UFBA), y en Composición Musical y Nuevas Tecnologías (UNIR/ España), Licenciada en Música, y Técnica Musical/Pianística, Especializada en Psicopedagogía y Arreglos Musicales. Licenciada en Educación Musical y Licenciada en Canto, cuenta con cursos de Composición Musical y Producción Musical (Berklee/EEUU), Monitor de Yoga y Eco-Salud (España), Metodología Dalcroze y Willems, Técnica Alexander, Eutonía, Fisiología de la Voz, Percepción Musical con M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), y otros relacionados con la investigación y práctica musical, Terapias Alternativas y Neurociencias (Argentina y Brasil).

Deixe um comentário