Música/Filosofia/Matemática

As origens da matemática são tão antigas quanto às origens da música. O poder da música de mover, transformar e sustentar forma uma analogia com o poder da matemática de organizar, abstrair, entender e de refazer a constante realidade medindo, construindo, inventando…

Música/Filosofia/Matemática

Sheet Music Plus Music Teachers

Um dos maiores pensadores gregos, cujos ensinamentos continuam a nos influenciar até hoje, foi Pitágoras, filósofo do século VI a.C. Conhecido em nossa civilização como pai da geometria, ele também foi a primeira pessoa no Ocidente a estabelecer a relação entre os intervalos musicais. No tempo de Pitágoras a música estava estreitamente ligada a todas as ciências e era tida como parte do plano universal, ou como a “alma do mundo” e é através de experiências com o som  e o monocórdio que ele comprova o quarto ramo da matemática: a Música.

monocordio

O experimento com o monocórdio registra o primeiro fato científico associado à matemática e à música que abrirá um longo caminho de discussões sobre a teoria musical tendo como característica principal, razões entre matemáticas e acústica musical. De acordo com os princípios de sua própria escola (A doutrina pitagórica sustenta que tudo é número e harmonia), Pitágoras buscou relações de comprimento que pudessem determinar intervalos sonoros. Na continuidade de sua experiência ele observou que pressionando um ponto situado a ¾ do comprimento da corda em relação a sua extremidade – o que equivale a reduzi-la a ¾ de seu tamanho original – e tocando a seguir, ouvia-se uma quarta acima do tom emitido pela corda inteira. Pressionando a 2/3 do tamanho original da corda, ouvia-se uma quinta acima e a ½ obtinha-se a oitava do som original. A partir desta experiência os intervalos mencionados passam a chamar-se de consonâncias pitagóricas. Se o comprimento original da corda for 12, então quando reduzimos para 9, ouve-se a quarta, para 8, a quinta e para 6, a oitava. Para esta ocasião esta descoberta mostrou-se bastante significativa, gerando uma duvida fundamental: A necessidade de equacionar e de solucionar o problema da consonância/dissonância.

4ta 5ta 8va

Aqui não entra ninguém que não este bem entendido nas matemáticas e na música”

Pitágoras.

Além de estas concepções físico-matemáticas, este fato inclui também fatores socioculturais porque cada escala era utilizada em princípio, com uma intenção específica de provocar um efeito particular sobre as pessoas, em diferentes momentos e estruturas sociais. Desde a antiguidade a organização do som em sequências escalas tem sido uma referencia interna ou externa para todas as sociedades e culturas.

Sheet Music Plus Guitar Tabs

Assim, o som atua como iniciador de um processo onde a música tem funcionado no transcurso da história não só como veículo de expressão cultural senão, também, como uma ferramenta de condução para o desenvolvimento do serEla está na natureza interna e externa dos seres e  encontra seu ponto final de novo no infinito para representar através dos sons sua própria essência. O som se propaga em ondas por meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos. Hoje a ciência que estuda este fenômeno é a Acústica . 

Sabemos que os alicerces da sociedade ocidental estão fundamentados no que herdamos do enorme conhecimento sociocultural da Antiga Grécia. Os romanos na época, seus contemporâneos, se apropriam desta cultura aos poucos e vão ganhando território até dominar-los. Assim, poderia ter surgido, o que imagino como uma espécie de contracultura, mostrando uma certa decadência em relação a sensibilidade artística e filosófica da arte grega e aos poucos, na história em geral esta cultura foi entrando no esquecimento.

Cecilia Battaglia

Sheet Music Plus Jazz Music

Autor: Cecilia Battaglia

Cecilia Battaglia, cursando Mestrado em Arte Educação (IHAC/UFBA), e em Composición Músical y Nuevas Tecnologías (UNIR/ España), Licenciada em Musica, e Técnica em Musica/Piano, Especializada em Psicopedagogia e Arranjo Musical. Formada em Educação Musical e Bacharelado em Canto tem cursos de Composição Musical e Produção Musical (Berklee/EEUU), Monitor de Yoga e Eco-saúde (España), Metodologia Dalcroze e Willems, Técnica Alexander, Eutonia, Fisiologia da voz, Percepção Musical com M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), e outros relacionados à pesquisa e prática músical, Terapias Alternativas e Neurociência (Argentina e Brasil). Cecilia Battaglia, studying a Master's Degree in Artistic Education (IHAC/UFBA), and in Musical Composition and New Technologies (UNIR/ Spain), Bachelor of Music, and Musical/Piano Technique, Specialized in Psychopedagogy and Musical Arrangements. With a degree in Music Education and a Degree in Singing, she has courses in Musical Composition and Musical Production (Berklee/USA), Yoga and Eco-Health Monitor (Spain), Dalcroze and Willems Methodology, Alexander Technique, Eutony, Physiology of the Voice, Musical Perception with M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), and others related to musical research and practice, Alternative Therapies and Neurosciences (Argentina and Brazil). Cecilia Battaglia, cursando Maestría en Educación Artística (IHAC/UFBA), y en Composición Musical y Nuevas Tecnologías (UNIR/ España), Licenciada en Música, y Técnica Musical/Pianística, Especializada en Psicopedagogía y Arreglos Musicales. Licenciada en Educación Musical y Licenciada en Canto, cuenta con cursos de Composición Musical y Producción Musical (Berklee/EEUU), Monitor de Yoga y Eco-Salud (España), Metodología Dalcroze y Willems, Técnica Alexander, Eutonía, Fisiología de la Voz, Percepción Musical con M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), y otros relacionados con la investigación y práctica musical, Terapias Alternativas y Neurociencias (Argentina y Brasil).