O segredo de Beethoven (2006)
Os músicos são aqueles que mais se aproximam a Deus. L. van Beethoven
A história é baseada na biografia de Ludwing van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) mas, com uma nova personagem: o da copista, compositora mulher que é contratada para transcrever o coro da Nona Sinfonia (1824), pouco antes da sua estreia. Anna Holtz foi inventada para representar o pensamento social da época em relação as mulheres compositoras.
O caráter forte deste compositor o fez ser conhecido como um monstro temperamental que era conhecido por todos. Desiludido e sínico, a impulsividade desse sagitariano intenso, mostra também o pré-conceito em relação as mulheres serem compositoras. Porém, a amizade entre eles cresce emocionando a cada momento com revelações filosóficas em relação ao poder da musica. Por isso, o filme não deixa de ser uma boa aula de música.
Este filme é uma recriação novelada situada no início do séc. XIX, na segunda metade da vida de Ludwing van Beethoven quando ele já era muito famoso.
O romantismo representado na musica deste período está implícito continuamente, em todos os momentos do filme. Também podemos relacionar como simbólico, um momento do filme em um concurso/exposição de pontes em Viena, por ex., como a eminente chegada da Revolução Industrial e o optimismo de Beethoven fundamentando a filosofia Positivista. Ele também insinua o vanguardismo no pensamento musical com a última composição de Beethoven: Grosse Fuge, Op. 133 (1927) já no caminho para a musica atonal, que somente se consolidaria no inicio do séc.XX com Arnold Schoenberg e o dodecafonismo.
Com uma entrega total á música e a pesar de estar surdo continuo a compor até afinal da vida, salvo por um período que passou em litigio com sua cunhada pela guarda de seu sobrinho.
O compositor utilizava amplificações com chapas de metal para sentir e ouvir internamente as vibrações das notas. O filme é cheio de filosofia da Arte e em especial da Música. Algumas das tantas frases do compositor L. van Beethoven que são recriadas durante o filme:
“Como apreciar ao Divino senão através de nossas entranhas, pois é aí que as pessoas o sintem!”
“As vibrações no ar são o sopro de Deus falando a alma dos homens”.
“Ouvir o silencio interior…O silencio entre as notas…Quando o silencia te envolver então sua alma cantará”
L. van Beethoven
A grosseria mostra seus limites no amor e se dissolve no sublime do som. Como outros filmes de artistas e compositores famosos ele tem uma ótima ambientação histórica, boa fotografia e claro uma música maravilhosa!
3. Nannerl, la hermana de Mozart (2010)