3 Filmes feministas sobre um pouco da história da música

Recreações históricas em torno a situações e personagens da história da musica ocidental.

O segredo de Beethoven (2006)

Os músicos são aqueles que mais se aproximam a Deus. L. van Beethoven

A história é baseada na biografia de Ludwing van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) mas, com uma nova personagem: o da copista, compositora mulher que é contratada para transcrever o coro da Nona Sinfonia (1824), pouco antes da sua estreia. Anna Holtz foi inventada para representar o pensamento social da época em relação as mulheres compositoras.

O caráter forte deste compositor o fez ser conhecido como um monstro temperamental que era conhecido por todos. Desiludido e sínico, a impulsividade desse sagitariano intenso, mostra também o pré-conceito em relação as mulheres serem compositoras. Porém, a amizade entre eles cresce emocionando a cada momento com revelações filosóficas em relação ao poder da musica. Por isso, o filme não deixa de ser uma boa aula de música.


Este filme é uma recriação novelada situada no início do séc. XIX, na segunda metade da vida de Ludwing van Beethoven quando ele já era muito famoso.
O romantismo representado na musica deste período está implícito continuamente, em todos os momentos do filme. Também podemos relacionar como simbólico, um momento do filme em um concurso/exposição de pontes em Viena, por ex., como a eminente chegada da Revolução Industrial e o optimismo de Beethoven fundamentando a filosofia Positivista. Ele também insinua o vanguardismo no pensamento musical com a última composição de Beethoven: Grosse Fuge, Op. 133 (1927) já no caminho para a musica atonal, que somente se consolidaria no inicio do séc.XX com Arnold Schoenberg e o dodecafonismo.

 

 

Com uma entrega total á música e a pesar de estar surdo continuo a compor até afinal da vida, salvo por um período que passou em litigio com sua cunhada pela guarda de seu sobrinho.

O compositor utilizava amplificações com chapas de metal para sentir e ouvir internamente as vibrações das notas. O filme é cheio de filosofia da Arte e em especial da Música. Algumas das tantas frases do compositor L. van Beethoven que são recriadas durante o filme:

“Como apreciar ao Divino senão através de nossas entranhas, pois é aí que as pessoas o sintem!”

“As vibrações no ar são o sopro de Deus falando a alma dos homens”.

Ouvir o silencio interior…O silencio entre as notas…Quando o silencia te envolver então sua alma cantará”

L. van Beethoven

A grosseria mostra seus limites no amor e se dissolve no sublime do som. Como outros filmes de artistas e compositores famosos ele tem uma ótima ambientação histórica, boa fotografia e claro uma música maravilhosa!

Cecilia Battaglia

2. Geliebte Clara (2008)

3. Nannerl, la hermana de Mozart (2010)

Autor: Cecilia Battaglia

Cecilia Battaglia, cursando Mestrado em Arte Educação (IHAC/UFBA), e em Composición Músical y Nuevas Tecnologías (UNIR/ España), Licenciada em Musica, e Técnica em Musica/Piano, Especializada em Psicopedagogia e Arranjo Musical. Formada em Educação Musical e Bacharelado em Canto tem cursos de Composição Musical e Produção Musical (Berklee/EEUU), Monitor de Yoga e Eco-saúde (España), Metodologia Dalcroze e Willems, Técnica Alexander, Eutonia, Fisiologia da voz, Percepção Musical com M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), e outros relacionados à pesquisa e prática músical, Terapias Alternativas e Neurociência (Argentina e Brasil). Cecilia Battaglia, studying a Master's Degree in Artistic Education (IHAC/UFBA), and in Musical Composition and New Technologies (UNIR/ Spain), Bachelor of Music, and Musical/Piano Technique, Specialized in Psychopedagogy and Musical Arrangements. With a degree in Music Education and a Degree in Singing, she has courses in Musical Composition and Musical Production (Berklee/USA), Yoga and Eco-Health Monitor (Spain), Dalcroze and Willems Methodology, Alexander Technique, Eutony, Physiology of the Voice, Musical Perception with M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), and others related to musical research and practice, Alternative Therapies and Neurosciences (Argentina and Brazil). Cecilia Battaglia, cursando Maestría en Educación Artística (IHAC/UFBA), y en Composición Musical y Nuevas Tecnologías (UNIR/ España), Licenciada en Música, y Técnica Musical/Pianística, Especializada en Psicopedagogía y Arreglos Musicales. Licenciada en Educación Musical y Licenciada en Canto, cuenta con cursos de Composición Musical y Producción Musical (Berklee/EEUU), Monitor de Yoga y Eco-Salud (España), Metodología Dalcroze y Willems, Técnica Alexander, Eutonía, Fisiología de la Voz, Percepción Musical con M. del Carmen Aguilar (Bs.As./Argentina), y otros relacionados con la investigación y práctica musical, Terapias Alternativas y Neurociencias (Argentina y Brasil).

Deixe um comentário