Peças curtas para piano

1. ALGÚN RECUERDO DE ESPAÑA (1986): Peça construída no modo frigia. As vozes dialogam em contraponto buscando trazer lembranças da Espanha flamenca.



2. ATONAL (1986 – 2018) – Forma: A – B – A – C – A – Para fazer o tema, o pensamento composicional foi centrado em distancias entre as notas sem pensar em escalas ou modos. O desenvolvimento rítmico permitiu desenvolver o tema inicial e a parte C foi concluída em 2018.


3. BALADATANGUERA (1987) – A melodia tem uma letra que foi descartada para trabalhar somente a melodia em uma peça para piano. Experimento em modo menor para entender a harmonia e o movimento da escala menor harmônica, melódica e bachiana, acompanhada do baixo de Alberti.


4. BARTOKIANO – (1986) – Estudando algumas peças de B. Bartok na época descobrindo a sonoridade um pouco seca porém, com uma melodia doce, e forma um pouco assimétrica, seguindo os ideias de início do Século XX.


5. CHACARERA CIUDADANA (1987) – A Chacarera é uma dança folclórica Argentina do sul da Província de Buenos Aires. uma das características rítmicas desta dança é o compasso seis por oito truncado (ou seja, intercalando de vez em quando com um 3/4. A ideia foi juntar uma ideia modernista (Escala de tons inteiros) e uma dança folclórica em uma mesma composição.

16comp. introdução
A
8comp. estrofe
DENTRO
8comp. introdução8comp. zapateo8comp. introdução8comp. zapateo8comp. estrofe
Estrutura formal da peça

6. LENTO DÓRICO (1985): Tema elaborado a partir de ler, cantar e compreender o modo dórico entre 1985/86. Influenciada pelos estudos de percepção musical, história da música, e tendências musicais do mundo Etno/NewAge daquela época. Fiz uma outra gravação em 2018 onde a percussão pretende um ambiente de espaço étnico/temporal.

https://soundcloud.com/cecilia_battaglia/slow-dorian-1?si=a823773017254090b7a123d4c520e00d

7. LIDIA (1989) : Melodia organizada a partir da quarta aumentada do modo Lidio buscando testar sensação de alerta que possa provocar. Na antiga Grécia, este modo lídio poderia ser utilizado para toques de batalha na aquela época.



8. SUITE CROMATICA 1 – Peça em quatro partes, repetindo a primeira totalizando assim cinco partes. A primeira é cromática; a segunda utiliza a escala de tons inteiros, e a terceira bitonal (pentatônica menor (teclas negras do piano) subindo, junto com as teclas brancas descendo), e a quarta parte está construída na escala de tons inteiros.


9. NAVIDAD (1988) A melodia está construída sobre o modo menor de La. A harmonia caminha como um suporte de destaque para que a melodia que não muda na repetição da mesma, se perceba um pouco diferente com essas mudanças.

10. Nº31 (1989) – Tempo de Valsa.

11. BARCAROLA EN Dm (1987/2004)

Quando me surgiu este tema, me pareceu lembrar como referencial cultural à tarantela italiana. Guardei e anos depois coloquei uma harmonização.